Palavras agradáveis são como favos de mel: doces para a alma e medicina para o corpo.
(Provérbio)
O pai do Carlos é apicultor. Durante uma aula de Área de Projecto, visitou-nos e mostrou-nos o mel que as suas abelhas produzem. Para além de o vermos, também o provámos, de várias maneiras, com bolachas, tostas e queijo.
É ou não é apetitoso? Hmmm...
Ingredientes para um convívio saudável.
Sabemos que o mel é um alimento saudável, porque apesar de ser doce é natural e até pode ajudar quando estamos doentes (quando têm uma dor de garganta, por exemplo, os vossos pais nunca vos deram uma colher de mel?).
Por isso, tivemos curiosidade em saber mais sobre o que é a “apicultura”.
Segundo a Wikipédia, a apicultura é "a criação de abelhas para produção de mel e cera e também é a parte da zootecnia especial dedicada ao estudo e à criação de abelhas para os seguintes fins: produção de mel, própolis, geléia real, pólen e veneno. Além disso, as abelhas são óptimas polinizadoras".
Farda e equipamento de trabalho
Cuidar das abelhas pode ser divertido mas deve ser feito com todo o cuidado, por causa das picadas. Por isso, um equipamento que proteja o apicultor é essencial.
O fato protector usado pelo pai do Carlos.A rede na cabeça permite respirar mas não deixa passar as abelhas. Mas para além do fato há outro equipamento essencial.
Algum do equipamento.
As luvas têm de ser grossas para proteger o apicultor.
Este é o fumigador, que produz fumo para o apicultor poder fazer o manuseamento em segurança.
Por fim, este é o garfo desoperculador, que serve para desopercular os favos de mel. Isto é: "as abelhas quando enchem um alvéolo com mel, esse mel tem uma grande percentagem de água, água essa que com o auxilio do calor da colmeia se vai evaporando. Quando o mel ainda tem uma grande percentagem de água diz-se que esse mel é verde, e nesse caso esse mel não está bom para crestar. Quando o mel fica maduro, isto é fica mais espesso e sem um teor tão elevado de água, as abelhas cobrem o alvéolo com uma fina camada de cera, o opérculo. Quando se efectua a cresta, é necessário retirar esses opérculos. Tal trabalho chama-se de desoperculação e faz-se com a ajuda de uma faca de desoperculação ou com um garfo de desoperculação."
Também esta é uma actividade dura e exigente, mas o que produz é bem mais docinho!
...........
Fontes:
- Wikipédia.
Sem comentários:
Enviar um comentário