quinta-feira, 15 de maio de 2008

Fardas de Trabalho III - O Bombeiro

Farda dos Bombeiros de Castelo de Paiva.


Os Bombeiros podem ser Voluntários ou Profissionais. Têm formação própria, por exemplo, para apagar incêndios, ajudar em situações de cheias ou outros desastres, desencarcerar pessoas, e transportar doentes.


São também conhecidos como Soldados da Paz.


Estes recorrem a uma série de ferramentas diferentes, consoante o caso para que são chamados. Por exemplo, usam machados ou moto-serras para cortar objectos que apareçam no caminho a estorvar, mangueiras para apagar fogos, extintores de vários tipos (como os que vimos quando os Bombeiros vieram fazer a demonstração à escola), ou aparelhos respiratórios. A sua própria segurança é muito importante. Também só assim podem ajudar em condições quem precisa. Assim, também usam capacetes e fatos de protecção química.

Os Bombeiros usam estas fardas por vários motivos: para ficarem protegidos (do calor ou de químicos, por exemplo) e para não sujarem a sua roupa. As fardas têm elásticos para serem mais confortáveis.

O seu meio de transporte também varia: utilizam os camiões-tanque com água para apagar os incêndios; camiões com escadas ou plataformas giratórias; ambulâncias para transportar doentes, para prestar assistência médica, ou para transportar várias pessoas; mas não só: também têm meios aquáticos (lanchas, motos) e aéreos (helicópteros, aviões).


Site de interesse:
Museu do Bombeiro.

Ginásio


O ginásio é o sítio onde temos Educação Física. Já viram a paisagem fantástica?

Sala de Professores



É o sitio onde os professores se encontram durante o intervalo, para conversar e trabalhar. Têm um bar, acesso a jornais diários, uma televisão, um computador com acesso à internet, alguns sofás onde podem descansar, e várias mesas onde podem trabalhar.

Cantina


A cantina é o sítio onde comemos. Neste momento as mesas já não estão organizadas desta maneira, mas em grupos.
Curiosidade: numa das paredes está uma roda dos alimentos feita por uma das turmas EFA da escola.

Inquérito a professores

As alunas

Filipa Almeida nº10
Filipa Fernandes nº11
Sara Beatriz nº18 e
Sara Silva nº 19

fizeram mais um inquérito, no seguimento do seu trabalho sobre a escola. Desta vez, para tentar descobrir um pouco mais sobre os seus professores.

As perguntas colocadas a um universo de 12 professores de várias disciplinas (Língua Portuguesa, História, Ciências naturais, Matemática, Físico-química, Geografia, E.V.T)foram:

1 - De onde é?
2 - Onde tirou o seu curso?
3 - Que disciplina(s) lecciona?
4 - O que mais gosta nesta escola?
5 - Em que é que acha que a escola pode melhorar?
6 - Pode contar algum episódio engraçado que alguma vez lhe tenha acontecido numa escola / nesta escola?
7 - Se não fosse professor(a), o que gostaria de ter sido?


Algumas conclusões:

Concluímos que há professores de vários lugares, principalmente do norte (Valadares, Ovar, Coimbra, Figueira da Foz, Sandim, Vila Nova de Gaia). Isto acaba por enriquecer a escola culturalmente porque muitas vezes nos contam factos sobre as suas regiões.

Também o sítio onde tiraram os cursos varia: de Lisboa a Bragança, passando pelo Porto ou Coimbra.

Ficámos muito satisfeitas com a opinião que todos demonstraram relativamente à escola, salientando o ambiente e a colaboração entre todos, colegas, funcionários e alunos. No entanto, a maioria considerou que os alunos podem ainda melhorar as suas atitudes.